Tudo sobre Borrachas

Selecione abaixo o produto que procura:

Trabalhamos com diversos tipos de borracha devido a essa diversidade cada uma tem sua aplicação especifica

Conheça os tipo de borracha e suas aplicações:

Borracha Natural - Os vulcanizados de borracha natural possuem propriedades com valores muito interessantes do ponto de vista tecnológico, especialmente boa resistência à tracção combinada com uma boa elasticidade, boa resistência ao calor até 80-90 °C, boa flexibilidade a baixas temperaturas até cerca de -55 °C e excelentes propriedades dinâmicas exibidas durante solicitações cíclicas. Apresenta alta permeabilidade ao gás, resistência limitada ao envelhecimento e ao ozono. Não é resistente a agentes oxidantes como por exemplo o ácido nítrico, a óleos minerais e a hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos. No entanto, devido à grande proliferação, melhoramento, inovação e especialização das borrachas sintéticas, a borracha natural tem vindo a ser gradualmente substituída, especialmente em peças técnicas com necessidade de resistência ao calor, ao envelhecimento e ao aumento de volume em contacto com líquidos.

A borracha natural é bastante usada para a fabricação de apoios de borracha, sendo as principais razões para este êxito as seguintes:

- Excelente resistência à fadiga e à propagação de fendas;
- Elevada resiliência;
- Reduzida histerese;
- Aderência eficaz aos metais.

Borracha SBR - Os vulcanizados obtidos a partir da borracha de butadieno estireno (SBR) apresentam uma melhor resistência à abrasão do que a borracha natural (NR), assim como uma melhor resistência a altas temperaturas (100 °C) e ao envelhecimento, mas uma menor flexibilidade e elasticidade a baixas temperaturas (até cerca de -50 °C). No caso das temperaturas elevadas, os vulcanizados de SBR apresentam um endurecimento e não um amolecimento como acontece com os vulcanizados de borracha natural. A permeabilidade ao gás apresentada é elevada mas menor do que a dos vulcanizados de borracha natural enquanto que a resistência química é semelhante à da borracha natural. 

A borracha SBR não é indicada para resistir ao calor (temperaturas de regime, como vimos, acima de 85ºC) nem para resistir aos óleos. Tampouco resiste em meios químicos muito agressivos (ácidos e bases concentrados) e solventes. Não é adequada para aplicações dinâmicas, que exijam uma baixa elevação de temperatura em flexões repetidas. Das borrachas sintéticas, a borracha SBR é a utilizada em maior quantidade (cerca de 36%). É sobretudo utilizada no fabrico de: pneumáticos, correias transportadores e de transmissão de movimento, tubos e mangueiras, componentes para calçado (solas e tacões), folhas, tapetes, pavimentos, artigos industriais diversos, etc. A sua popularidade advém, não somente de um conjunto de boas propriedades, como também um preço mais baixo, comparativamente com os demais elastómeros.

Borracha Silicone- O lençol de Borracha Silicone é um material elástico cuja estrutura básica está constituída por uma união do grupamento Si-O, sendo obtido primordialmente a partir da areia de quartzo através de sofisticados processos químicos.

Quando submetido a altas temperaturas e reações químicas complexas obtém-se o silício metálico, precursor de uma família de compostos designados de silanos, que, por sua vez, são as matérias-primas destinadas à fabricação da borracha de silicone.

As propriedades das mantas de silicone Orion SB-9107 tem boa resistência à ampla faixa de temperatura, intempéries e ozônio. O Lençol de Borracha Silicone é ótimo para higiene, isolamento elétrico, sendo muito utilizado em forro de estufas, juntas, tampões, etc.

Não são indicadas para GLP, combustíveis derivados de petróleo, abrasão e cortes. As mantas de silicone Orion SB-9107 são indicadas para temperatura de trabalho de -60°C á 200°C.

Aplicações:

- Lençol de Borracha Silicone para Revestimentos de Peças

- Lençol de Borracha Silicone para Isolamento Térmico

- Lençol de Borracha Silicone para Isolamento Elétrico

- Lençol de Borracha Silicone para Vedações de Estufas

- Lençol de Borracha Silicone para Fornos e Autoclaves Industriais

Borracha Pulsômetro - A Manta De Borracha Pulsômetro É Principalmente Conhecida Por Sua Resistência Ao Desgaste, Compressão E Impacto, Tornando Sua Vida Útil Bastante Alta. Suas Propriedades São, Geralmente, Similares Às Da Borracha Natural (Látex), Mas O Pulsômetro É Mais Resistente Ao Envelhecimento E A Temperatura, Além De O Seu Custo De Fabricação Ser Menor. Assim Como Na Borracha Natural, Suas Propriedades Podem Ser Alteradas Durante A Formulação. Confira Outras Características Do Pulsômetro:

- Resistência A Temperaturas Entre -30°C E 70°C

- Resistência A Grãos De Areia E Aço

- Resistência Ao Desgaste Por Granalha

- Baixa Absorção De Água

- Alta Flexibilidade

- Boa Resistência A Produtos Químicos Inorgânicos

- Resistência Limitada A Óleos

- Não É Recomendado Para Contato Com Líquidos Orgânicos Ou Ácidos Oxidantes

Fabricados Em Comprimentos, Larguras E Espessuras Diversos, Os Lençóis De Pulsômetro Vem Com Ou Sem Inserção De Telas E Podem Ser Utilizados Tanto Como Componentes De Produtos Quanto Para Manutenção Destes. Sua Excelente Resistência A Baixas Temperaturas Torna-O Ideal Para Vedação, Isolamento E Revestimento De Câmaras Frias (Açougues, Frigoríficos, Etc), Mas, Além Disso, Também É Utilizado Para Diversas Outras Funções:

- Confecção De Juntas, Pisos E Aventais Industriais;

- Revestimento De Cabines De Jateamento;

- Revestimento De Tanques E Tambores;

- Criação De Cintas Modeladoras;

- Confecção De Cortinas Isoladoras;

- Isolamento Elétrico;

- Amortecimento, Isolamento E Vedações Leves, Entre Muitas Outras Possíveis Aplicações.

- Utilizada Em Clicherias, Para Produção De Cachimbos, Devido À Sua Dureza De Cerca De 60° Shore A Com Reforço De Algodão Chapado.

Borracha Viton -  Viton é um tipo de elastômero, ou borracha, muito utilizado como matéria-prima em produtos que são submetidos a temperaturas elevadas em processos industriais. além de alta resistência a temperaturas extremas, a borracha viton também é resistente a ataques químicos.

Recomenda-se o uso do Viton® para vedações de óleos derivados de petróleo, como lubrificantes DI-ESTER, Tricotileno, graxas e fluídos de silicone, ácidos e solventes aromáticos, alguns fluidos de éster fosfato, Quintolubriq.

As poucas exceções pelas quais o Viton® não apresenta boa resistência são os ésteres e acetona.

Temperatura: -29 a 204ºc para trabalhos contínuos, podendo suportar em curto espaço de tempo, até 316ºc e em vedações estáticas até -55ºc.

Borracha Isolante Elétrico - A EPI MG - melhor fornecedora de equipamentos de proteção individual para eletricistas - disponibiliza manta de borracha isolante elétrico. As mantas são de altíssima qualidade e atendem à norma ANSI/ASTM - D1048, e são utilizadas para proteger painéis elétricos, quadros, cabos, chaves, fusíveis, transformadores, entre outros. Além de proteger o eletricista de eventuais acidentes por contato ou aproximação com partes energizadas no local de trabalho. As mantas suportam diferentes voltagens - 20kv ou 40kv - de acordo com o desejo e necessidade de cada cliente.

A EPI MG possui uma equipe de profissionais altamente capacitados para a confecção dos produtos. Visamos atender todas às necessidades dos clientes com eficácia, rapidez, seriedade e oferecemos os melhores preços para quem procura, entre outros produtos, manta de borracha isolante elétrico.

A manta de borracha isolante elétrico está disponível em nosso site, junto com os demais produtos de segurança e uniformes para eletricistas. O uso de todos os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são de extrema importância para evitar que o profissional sofra algum acidente grave que o impossibilite de exercer suas funções ou até mesmo que o leve à morte.

Para mais informações sobre este e outros produtos, entre em contato conosco ou navegue mais pelo nosso site.

Borracha Neoprene - Os vulcanizados obtidos com base em borracha de policloropreno apresentam boa resistência à intempérie, ao ozono, ao envelhecimento e aos agentes químicos. Apresentam, ainda, boas características mecânicas e uma boa elasticidade a temperaturas baixas da ordem dos -40 °C, para além de serem muito pouco inflamáveis e apresentarem uma boa resistência a temperaturas da ordem dos 100 °C ou, por breves períodos, de 120 °C. A permeabilidade ao gás é muito inferior à da NR, IR e SBR aproximando-se da permeabilidade das borrachas de acrilonitrilo butadieno (NBR). No tocante à resistência química, os vulcanizados de policloropreno apresentam uma boa resistência química aos óleos parafínicos, uma média resistência química aos óleos nafténicos e hidrocarbonetos alifáticos e uma fraca resistência aos hidrocarbonetos aromáticos, hidrocarbonetos clorados e solventes polares.

Borracha Nitrílica - A resistência ao óleo é a propriedade mais importante da borracha nitrilica. A grande maioria das propriedades dos vulcanizados de NBR depende do teor em ACN e do tipo e quantidade de plastificante usado na formulação. Uma maior resistência ao óleo, ao fuel, à benzina ou a qualquer outro líquido, traduz-se num menor aumento de volume (menor inchamento) dos provetes de NBR quando mergulhados nos líquidos referidos.

 

Particularizando um pouco relativamente à resistência química, referimos que os vulcanizados de NBR apresentam [1][2][3][4][5].

 

Boa resistência química:
- aos hidrocarbonetos alifáticos como por exemplo, propano, butano e benzina;
- aos líquidos hidráulicos difícilmente inflamáveis do tipo HCF;
- ao óleo e massa mineral;
- à água;
- a muitos ácidos diluídos, bases e solução salina à temperatura ambiente.

Média resistência química;
- aos combustíveis com alto teor aromático;
- aos líquidos hidráulicos do grupo HFA difícilmente inflamáveis e do grupo HFB.

Fraca resistência química:
- aos hidrocarbonetos aromáticos, por exemplo, benzeno;
- aos hidrocarbonetos clorados, por exemplo, tricloroetileno;
- a solventes polares, por exemplo, acetona.

 Devido ao seu preço, o NBR é usado em aplicações onde, para além de boas propriedades mecânicas e/ou boa resistência à fadiga dinâmica, é também exigida boa resistência ao inchamento em óleo e/ou em gasolina, boa resistência ao envelhecimento por calor e à abrasão. É utilizado na indústria em geral, indústria automóvel e no sector dos óleos minerais.

A borracha de NBR tem vindo a ser substituída por outras borrachas em algumas aplicações, nomeadamente na indústria automóvel, devido às maiores exigências impostas pelos construtores no respeitante à temperatura de utilização e resistência aos óleos. 

Caso tenha alguma dúvida entre aplicações e tipos de borracha você pode entrar em contato com nossa equipe especializada

Copyright © 2010 - 2019 - All Rights Reserved - Absolutec Metais e Plásticos

  • Facebook - Círculo Branco

(11) 9 9652-1644